26 de abr. de 2012

Como a MTV ajudou na popularização do heavy metal


Enquanto as rádios continuavam se eximindo de tocar o que não fossem baladas melódicas, em 1983 surgiu um novo canal completamente dedicado à música, a MTV, que começou a investir mais sabiamente para aumentar a popularidade do heavy metal nos Estados Unidos. Inicialmente, o canal fechado havia imitado as estratégias de programação das rádios comerciais, de onde também recrutaram seus apresentadores. Para evitar ser usurpada por uma poderosa estação de rádio, a MTV agora precisava conquistar novos territórios. A novidade de vídeos de Flock of Seagulls e Devo havia conseguido atrair a desejada atenção para o canal, mas os anunciantes estavam ficando cansados. Para construir um império a salvo de imitações e tomadas hostis de poder, a empresa precisava progredir  para algo mais impaciente e ao mesmo tempo mais rentável.
O Heavy Metal era perfeito: um novo gênero musical incrementado com álbuns vencedores de platina, shows que chamavam a atenção, encartes interessantes e fantasias incomparáveis. "A MTV surgiu, e eles estavam procurando por bandas que tivessem apelo visual", relembra o vocalista Dee Snider, do Twisted Sister. "Acho que essa foi uma das razões pela qual eles adotaram o Heavy Metal e tanto se envolveram nesse ressurgimento; o Hard rock e o heavy metal sempre foram muito guiados pelo visual. Para nós, isso era natural. Nós já estávamos prontos para começar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário